sexta-feira, 26 de abril de 2013

O mercado de videogames no Brasil em 2012




Durante o ano de 2012 alguns orgãos de Marketing (InsideComm em parceria com a ACIGAMES e outros), tentaram dar uma fisionomia ao mercado de compra e venda no Brasil de aparelhos de videogame. Este primeiro e importante mapeamento nacional, ofereceu uma radiografia detalhada deste potencial business e tentou compreender a fenomenologia de distribuição geográfica dos jogadores no país. 
O primerio senso revela que 58% dos brasileiros que jogam videogames, ou seja, mais da metade estão localizados na região sudeste do Brasil, concentrados apenas em 4 estados: São Paulo, liderando com 64%, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. Observando os brasileiros que jogam videogames, 51,59% estão acima dos 19 anos de idade e são solteiros.
Um segundo levantamento revela que o mercado de consoles no Brasil cresceu de 43% em 2012, colocando o mercado brasileiro como 4° no ranking mundial. Este crescimento aconteceu apesar do preço nacional ser um dos mais altos respeito a média de outros paises. Desta forma alguns fabricantes estão iniciando a uma produção local de aparelhos e acessórios em vista de uma redução do preço de venda destinado ao consumidor.
É necessário também salientar o impulso que novas dinâmicas comerciais estão exercendo, sobre tudo nas cidades da região Sudeste. Durante a crise economica mundial,  milhões de pessoas  recorrem várias maneiras para encontrar games de qualidade, utilizando os anúncios grátis em São Paulo e no Rio de Janeiro principalmente. Esta é uma ótima opção para quem não possui um budget elevado e quer comprar jogos em boas condições devido ao custo ainda elevado.
Em 2012, a nova geração de consoles — PS3, Xbox, Wii — tomou conta do mercado. O preço médio teve uma baixa considerável e o consumidor migrou para essa ‘nova’ geração, permitindo uma maior interação entre jogo e jogador.  

Sem comentários:

Enviar um comentário